Quinoa – Benefícios

23 de abril de 2013

Que tal falarmos de saúde? De uns tempos pra cá venho me alimentando bem melhor do que alguns anos atrás e to adorando essa minha nova fase! Já dei uma desinchada legal! Uma boa alimentação aliada com exercícios físicos faz tooooda a diferença! Por isso hoje vou dar uma dica, a Quinoa! Você conhece? A Quinoa esta ficando cada vez mais popular, e muitas pessoas estão querendo saber para que serve, e como é que é usar ele.

 O que é Quinoa ou Quinua?

 Tanto faz falar Quinoa ou Quinua, os dois jeitos estão certos! Rs.. A quinoa é um grão que teve seu cultivo iniciado há mais de cinco mil anos nos Andes bolivianos, assim como o milho e a batata a quinoa era base da alimentação no império Inca. Dos mais de 17 tipos diferentes deste grão é a variedade e a grande concentração de proteínas. É conhecido como “Grão Sagrado”.

Benefícios

A quinoa é uma excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, que leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue. Isso evita a produção em excesso de insulina, o hormônio responsável pelo estoque de gordurinhas. Ainda tem vitaminas, sais minerais e gordura boa. Mas é a proteína de alto valor biológico que faz desse grão um alimento especial.

Cada grão contém 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação de uma proteína completa e de boa absorção – quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal.

Por isso, você pode recorrer a ele para recuperar e manter os músculos – importante para acelerar o metabolismo e, com isso, queimar mais calorias.

vantagem é ser livre da gordura saturada das carnes, que, em excesso, prejudica o coração. Ao contrário: tem ômega 3, gordura que limpa as artérias.

 

Você deve estar se perguntando: e o sabor é agradável? A quinoa tem sabor suave, quase neutro, e pode ser servida tanto como ingrediente de alimentos doces quanto salgados. A quinoa pode complementar a salada, pode fazer parte de receitas de doces ou acompanhar carnes e massas.

 

Como Usar a Quinoa 

quinoa em grão = deve ser colocada em uma panela com água fervente e sal, deixar por quinze minutos. Proporção de duas xícaras de água para uma de quinoa. Os grãos triplicarão de volume. Em seguida, peneirar e conservar em geladeira por até três dias. A quinoa dessa maneira pode ser utilizada em cozidos, sopas, saladas, tortas, refogados ou como utilizaria grãos de trigo, fazendo quibe, por exemplo.

quinoa em flocos= é usada como os flocos de aveia – em salada de frutas, vitaminas, iogurtes e até polvilhado em sopas.

quinoa em farinha= substitui a farinha de soja e pode ser usada na base de pão, macarrão, adicionadas à salada ou ao suco.

 

Você sabia?

– A quinoa já fez parte de dieta de astronauta e já foi considerado alimento sagrado pelos incas. Os sábios incas notaram a importância desse alimento! A academia de Ciências dos EUA considerou a quinoa  o melhor alimento de origem vegetal para o consumo humano. Por isso, muitos a chamam de “alimento completo”, que é rica em aminoácidos, carboidratos, fibras e sais minerais

– Também pode se chamada de Quinua ou Quínua, como em seu país de origem (nome científico Chenopodium quinoa W.);

– É importante lavar bem os grãos de Quinoa em água quente antes de consumí-los, pois a forma crua possui fatores antinutricionais que reduzem o valor biológico de suas proteínas.

Agora vou dar uma dica de receita bem saudável e gostosa pra vocês, anotem ai:

Vitamina de Morango com Quinoa

Ingredientes:

10 morangos

2 colheres sopa de quinoa em flocos 

½ xícara de chá de chá vermelho

250 ml leite de soja ou semi desnatado ou água.

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar cremoso.

 

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